Revisão por pontos pode aumentar o valor da sua aposentadoria

Revisão de aposentadoria não é só Revisão da Vida Toda. Também dá para revisar o benefício da aposentadoria por pontos – Regra 85/95. Saiba como:

A Justiça reconhece o direito de revisar o valor do benefício, sempre que você comprovar que o INSS errou, ou seja, que o valor da sua aposentadoria deveria ter sido calculado de outra forma.

Por conta disso, se você comprovar que já tinha completado os pontos, pela regra 85/95 (Aposentadoria por Pontos), o INSS deveria ter calculado seu benefício de acordo com essa regra.

Isso é assim, porque a regra da Aposentadoria por Pontos é bem melhor do que a regra geral para se calcular o valor do benefício, já que, pela regra geral o INSS aplicava o fator previdenciário, já a regra 85/95 mandava o INSS excluir o fator previdenciário.

Assim, ao conseguir a revisão para aposentadoria por pontos da regra 85/95 você terá um reajuste que pode chegar a até 40% do valor do benefício, porque o fator previdenciário funcionava como um redutor do valor da aposentadoria.

Vejamos um caso prático de Revisão de Aposentadoria por Pontos, para você entender:

Ementa PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. REVISÃO. APOSENTADORIA POR PONTOS. ART. 29-C DA LEI DE BENEFÍCIOS. AFASTAMENTO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO. POSSIBILIDADE. TEMPO ESPECIAL. ENQUADRAMENTO POR CATEGORIA PROFISSIONAL. TRABALHADOR RURAL. ATIVIDADE EQUIPARADA A MEC NICO. AGENTES QUÍMICOS. HIDROCARBONETOS.
(…)

  1. Quando resta comprovado judicialmente o tempo especial nos períodos controversos, de modo a alcançar-se pontuação superior a 95 pontos, tem o segurado direito ao afastamento do fator previdenciário, se também atingido o tempo mínimo de contribuição, nos termos do art. 29, inc. I, da Lei 8.213/91 (incluído pela Lei 13.183/2015)
* fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Isso posto, fica evidente que a Justiça reconheceu, neste caso, que o segurado tinha tempo de trabalho rural e tempo de trabalho especial (insalubre), este com contribuições. Além disso, reconheceu que a soma desses períodos com os já reconhecidos pelo INSS dava direito à aposentadoria por pontos.

Em outras palavras, a soma dos períodos rural e especial, aos períodos reconhecidos pelo INSS, fez com que o segurado atingisse mais de 95 pontos e, por isso, foi reconhecido o erro do INSS.

Isso foi assim porque o INSS deve, sempre, implantar a aposentadoria de valor maior e, no caso, a aposentadoria por pontos tem valor bem maior que a aposentadoria concedida pela regra geral.

Para terminar, queria trazer para vocês um outro caso em que foi pedida a revisão pela regra da Aposentadoria por Pontos, mas a pessoa perdeu sua ação. Ocorre que, assim o fazendo, a Justiça determinou que o INSS procedesse à Revisão da Vida Toda. Veja:

Ementa PREVIDENCIÁRIO. AÇÃO REVISIONAL. LEI 13.183/2015 (APOSENTADORIA POR PONTOS, FATOR 85/95). APLICAÇÃO RETROATIVA. IMPOSSIBILIDADE. PRINCÍPIO TEMPUS REGIT ACTUM. RE 1.276.977, TEMA STF 1102. REVISÃO DA VIDA TODA. RECÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL.

fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Note que a Justiça declarou que a lei que valia à época em que a pessoa completaria os pontos não era a Regra de pontos 85/95 (por isso “tempus regit actum”) e que, por conta disso, não teria direito à revisão para a aposentadoria por pontos. Por outro lado, condenou o INSS a aplicar a Revisão da Vida Toda. Isso porque, repito, o INSS deve, sempre, implantar a aposentadoria de valor maior.

Perguntas dos nossos clientes

Como funciona a regra 85-95 da aposentadoria por pontos?

A soma da idade, com o tempo de contribuição tem que dar 85(M) ou 95(H).

Como calcular o fator previdenciário 85-95?

Não há fator previdenciário para a regra da aposentadoria por pontos. Por isso é tão boa.

Qual a idade mínima para se aposentar pela regra 85-95?

Não há idade mínima para a Aposentadoria por Pontos.

Quem pode pedir revisão da aposentadoria e ter benefício integral?

Homens com 95 pontos e mulheres com 85 (idade + anos de contribuição), porque teriam direito à Aposentadoria por Pontos.

É preciso advogado para pedir revisão de aposentadoria?

Se você souber indicar o erro ao INSS, pode pedir revisão para Aposentadoria por Pontos sozinho.

Como saber se vale a pena pedir revisão de aposentadoria?

Um especialista fará os cálculos e descobrirá se e o quê está errado.

A regra 85/95 (Aposentadoria por pontos) vale até hoje?

Não. A reforma da previdência a revogou. Assim, você tem que provar os pontos até 2019.

Conclusão

Esse texto tinha a missão de explicar melhor a Revisão da Regra da Aposentadoria por Pontos (85/95) e que nem tudo é Revisão da Vida Toda. Ou seja, que é possível aumentar o valor da sua aposentadoria por meio de outras revisões. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.

Por outro lado, caso você queira que eu analise o seu caso, é só me chamar no botão de whatsapp. Por fim, se quiser conhecer melhor o nosso escritório, é só clicar aqui! Você será encaminhado para uma página que nos apresenta um pouco melhor. Obrigado.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

PLP 42

PLP 42 da Aposentadoria Especial.

PLP 42 da Aposentadoria Especial, nosso especialista vai responder todas as possíveis dúvidas sobre esse assunto aqui nesse artigo. Caso queira entender melhor como funciona

pó de sílica

Você trabalha exposto a pó de sílica?

Você já trabalhou exposto a pó de sílica? Acompanhe os resultados positivos que tivemos nesses últimos meses. Com esses exemplos você vai aprender o que

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *