Redução da jornada de enfermeiro com filho autista

Enfermeiro solicita redução de jornada de trabalho, pela metade, para cuidar de filho autista. Justiça aprovou o pedido.

No pedido, protocolado em setembro de 2019, pela 5ª Vara do Trabalho de Teresina, o trabalhador relatou que fazia uma escala noturna de 12h por 36h. Por esse motivo, pediu a redução, em 50% da carga horária, sem que fosse necessária a compensação das horas de trabalho e diminuição do salário, em razão da condição especial de seu filho, de 5 anos de idade.

Contestação da Redução da Jornada de Enfermeiro

Em negação, a Ebserh afirmou que o enfermeiro não confirmou que seu trabalho na empresa o impossibilitava de oferecer ao filho o acompanhamento necessário para seu desenvolvimento saudável. A empresa justificou que não existe legislação para sustentar o pedido do enfermeiro. Por último, se defendeu dizendo que, por ser uma empresa pública federal, não se aplica a ela o regulamento presente no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (RJU – Lei 8.112/1990).

Apoio Paterno

O trabalhador recorreu ao Tribunal e argumentou que o motivo do seu pedido não é apenas para o acompanhamento da criança em rotinas médicas, mas sim, pelo suporte e presença paterna, “principalmente orientando-o e conduzindo-o nas atividades e vivências diárias, uma vez que o acompanhamento familiar é fundamental para o desenvolvimento de um autista”.

Decisão unânime

A ministra Delaíde Miranda Arantes, julgou que as provas de atenção especial à criança eram suficientes para a aprovação da redução de carga horária. De acordo com a ministra, o caso engloba, também, a tutela de bens jurídicos na ordem constitucional de 1988, “notadamente, o direito da pessoa com deficiência”.

Na justificativa de seu voto, a ministra relembrou que a jurisprudência do TST tem aprovado a redução de jornada de trabalhador público com dependente que sejam portadores de deficiências, sem diminuição de salário ou compensação de horários. Apesar disso, analisou que a decisão depende de cada caso específico, “não se tratando de uma decisão generalizável”. A decisão foi unânime.

Além dos direitos de redução de carga horária, por motivos de acompanhamento familiar, enfermeiros também tem uma aposentadoria especial, que tem mais vantagens em comparação com a aposentadoria comum.

Caso você trabalhe como enfermeiro(a) ou conheça alguém que tenha a mesma profissão, compartilhe essa notícia!

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

regras do INSS

Quais são as Regras do INSS?

Nesse texto vamos tratar das principais regras do INSS que estão valendo no ano de 2024. Falando nisso caso você queira saber como está a

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *