Pente-fino do INSS começa em agosto

Pente-fino do INSS começa em agosto e prorrogação de benefícios já passa por perícia presencial.

A revisão de benefícios do INSS, conhecida como pente-fino, iniciará em agosto, com uma estimativa de revisar 680 mil benefícios ainda em 2024. Mas o foco será nos Benefícios por Incapacidade Temporária e nos Benefícios de Prestação Continuada.

O que esperar do pente-fino do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevê iniciar o pente-fino nos benefícios nas próximas semanas, assim sendo o objetivo é de combater fraudes, cortar gastos e cumprir a meta fiscal de zerar o déficit das contas públicas. Além disso, segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a revisão antecipada visa identificar irregularidades e ajustar o orçamento da União.

Perícia presencial para prorrogação de benefícios

Os pedidos de prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, agora exigem perícia médica presencial no pente-fino do INSS.

“Antes, o segurado pedia prorrogação de forma automática. Agora, casos que não justificam longos períodos de afastamento, como uma fratura simples, são encaminhados para perícia presencial”, explicou Stefanutto.

Foco na revisão de dois tipos de benefícios no pente-fino do INSS

A partir de agosto, o INSS verificará dois tipos de benefícios concedidos há mais de dois anos:

  • Benefício por Incapacidade Temporária: Para segurados incapazes de trabalhar por mais de 15 dias devido a doença ou acidente.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): Para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, com renda per capita familiar de até ¼ do salário mínimo.

Processo de revisão de benefícios

Inicialmente, a revisão vai acontecer por meio de checagem de dados e cruzamento de informações. Sendo assim, caso tenha indícios de irregularidade, o beneficiário é notificado e deve comparecer a uma agência do INSS. Stefanutto aconselha os beneficiários a manterem seus documentos e exames médicos atualizados para comprovação da necessidade do benefício para não correr riscos de cessação de benefício no pente-fino do INSS.

Aumento dos pedidos de BPC

Nos últimos dois anos, houve um aumento significativo nos pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por exemplo: De 621 mil no primeiro semestre de 2022, os requerimentos saltaram para 1,04 milhão no mesmo período de 2024. Portanto Stefanutto disse que essa alta provavelmente está acontecendo por fatores sociais e econômicos que ainda necessitam de uma análise técnica mais aprofundada.

Fonte: TV Globo — Brasília

Essas são as últimas atualizações sobre o pente-fino do INSS. Caso você tenha seu benefício cessado de forma injusta não deixe de recorrer aos seus direitos, entenda como funciona sua carência para não perder seu direito. Caso precise de uma análise honesta e sincera estamos a disposição.

Marcelo Martins: Formado pela Universidade Estadual de Londrina no Paraná e pós-graduado em Direito do Estado pela mesma instituição. O mais importante, um advogado que se dedica à advocacia previdenciária há mais de 20 anos. Ao longo dessas duas décadas estendeu seu escritório por várias cidades do estado do Paraná e São Paulo, onde já patrocinou o direito de mais de 1000 aposentados e pensionistas, contra o INSS.