Atividade Especial do Operador de Produção e de Cobrimento

TRF3 reconheceu tempo especial a Operador de Produção devido à exposição a agentes nocivos, químicos e biológicos, com potencial cancerígeno.

Em princípio, o segurado ingressou na Justiça com o objetivo de obter o reconhecimento do tempo especial em serviço prestado como Operador de Cobrimento e Produção a uma empresa que fornece produtos para diferentes mercados.

No entanto, o INSS recorreu da decisão de primeira instância, questionando a comprovação do trabalho em condições especiais.

Durante o processo, o operador comprovou através do PPP que esteve exposto ao agente químico tolueno (hidrocarboneto aromático), reconhecido como agente nocivo.

Assim sendo, os hidrocarbonetos aromáticos possuem em sua composição o benzeno, substância relacionada como cancerígena no anexo nº13-A da NR-15 do Ministério do Trabalho.

Em relação ao uso do EPI, embora conste no PPP declaração de eficácia do equipamento pelo empregador, não ficou descaracterizado o tempo de serviço especial.

Isso porque, para os magistrados, existe a impossibilidade de atestar a utilização durante toda a jornada diária, tendo em vista a multiplicidade de tarefas desenvolvidas pelo autor.

Desse modo, a 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou o direito ao benefício de aposentadoria integral por tempo de contribuição ao segurado.

A insalubridade na Atividade do Operador de Produção

A insalubridade é tudo aquilo que é prejudicial, neste caso, à saúde do trabalhador.

Assim, todos que trabalham expostos à algum agente nocivo possuem direitos especiais de natureza trabalhista e previdenciária.

No presente caso, o operador de cobrimento e de produção comprovou exercer atividade em contato com o Benzeno, substância comum em tintas e solventes.

Deste modo, por ser um agente químico nocivo à saúde, com potencial cancerígeno, o Tribunal entende que justifica a contagem especial, independentemente de sua concentração.

Conhece alguém que trabalhou exposto a agentes nocivos? Compartilhe essa notícia!

Ainda, se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, fique à vontade para entrar em contato conosco. Será um prazer te ajudar de alguma forma.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *