Visão Monocular dá Direito ao BPC

TRF4 reconhece o direito do agricultor com visão monocular a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS para auxiliar em seu sustento.

Um agricultor de 44 anos, portador de visão monocular, teve seu direito concedido de receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no valor de um salário mínimo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Recentemente, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reconheceu o direito do agricultor com visão monocular a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O colegiado do TRF4, por unanimidade, entendeu que a deficiência visual no olho direito do trabalhador compromete sua “participação social e inserção no mercado de trabalho em igualdade de condições com os demais trabalhadores”.

Solicitação do BPC pelo agricultor com visão monocular

Em outubro de 2018, o agricultor residente do município de Cândido Abreu (PR) fez o pedido do BPC com base na classificação da visão monocular como deficiência para a concessão de benefícios assistenciais.

Além disso, o autor informou que sua renda é proveniente de atividades rurais e também auxilia o irmão na fabricação de laticínios, cuidados com criação de animais e trabalhos na lavoura. No entanto, enfrenta dificuldades devido à perda de visão no olho direito e à dificuldade em encontrar emprego.

No entanto, o agricultor teve seu requerimento negado pelo INSS, que alegou que ele “não atende ao requerimento de deficiência para acesso ao benefício”.

Decisão do TRF4

Inicialmente, o pedido do agricultor também foi negado pelo juízo da Comarca de Cândido de Abreu. No entanto, ele recorreu ao TRF4, que emitiu um parecer favorável ao trabalhador.

O tribunal determinou o que o INSS implementasse o benefício em até 45 dias após a publicação do acórdão, com pagamento retroativo do BPC desde o requerimento administrativo feito em 2017, acrescido de retorno e correção motor.

A desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, relatora do caso, considerou que o solicitante preenchia todos os requisitos para receber o BPC. Enfatizou, ainda, que a deficiência reduz as chances do agricultor de “obter uma atividade remunerada que lhe garanta o sustento”.

Assim, o TRF4 concluiu que a visão monocular afeta a capacidade do cidadão de se inserir no mercado de trabalho e, portanto, ele tem direito ao BPC para auxiliá-lo a se sustentar.

Conclusão

Essa decisão pode deixar algumas dúvidas, inclusive se você possui direito ou não ao BPC ou, ainda, à Aposentadoria. Por isso, nos colocamos à sua disposição para responder todas as suas perguntas.

Além disso, caso queira que analisemos seu caso, para te dar uma posição sobre se já tem direito, ou se precisa fazer algo para adquirir direito à aposentadoria, fique à vontade. Clique aqui embaixo para falar conosco no Whatsapp.

Caso queira conhecer um pouco melhor a Martins Advogados, saber onde pode nos encontrar e porque pode confiar na gente, clique aqui.

Quer receber mais notícias sobre aposentadorias e pensões e ficar sempre por dentro das novidades, ative nossas notificações aí no seu navegador.

Acompanhe nosso conteúdo e compartilhe com quem você ache que ele possa ser útil. Obrigado!

Camila Annunciação: Advogada, inscrita na OAB/PR 115.798.