Atividade especial do trabalhador em Aviário

TRF4 reconhece tempo especial a trabalhador em aviário, devido à exposição a agentes biológicos insalubres, para fins de aposentadoria.

O trabalho em granjas e aviários é considerado insalubre, pois esses trabalhadores estão expostos continuamente a agentes nocivos como detritos fecais, poeiras, penas, secreções sebáceas, restos epiteliais e aves mortas.

Em princípio, um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ingressou na Justiça contra a autarquia, com o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição.

O autor postulou o reconhecimento do tempo rural e o exercício de atividades caracterizadas como especiais.

Para obter a aposentadoria por tempo de contribuição, pediu a conversão do tempo de serviço especial em comum, pela aplicação do fator de conversão adequado.

Assim, teve seu pedido julgado parcialmente procedente.

Contudo, o INSS recorreu da sentença alegando que a parte autora não comprovou devidamente a atividade rural, bem como a efetiva exposição a agentes nocivos, razão pela qual seria indevido o enquadramento em atividade especial.

De acordo com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), enquanto Ajudante de Avicultura em Granja de Aves o trabalhador desenvolvia as seguintes funções: “Coletando ovos, fazendo limpeza do aviário, pesando aves, descarregando e ensacando maravalhas, dando ração aos animais, coletando aves mortas, mexendo “cama” e colocando maravalhas nos ninhos”.

Dessa forma, o requerente era exposto a agentes biológicos insalubres, prejudiciais à saúde e com risco real de contrair doenças.

Em outubro de 2018, o Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) julgou o caso e manteve o reconhecimento de tempo de serviço especial e a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição.

Caso queira conferir a decisão completa, deixo o link aqui.

Conhece alguém que trabalhou em granja ou aviário? Compartilhe essa notícia!

Por fim, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar de alguma forma!

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

atividade especial até 1996

Você exerceu atividade especial até 1996?

Você exerceu atividade especial até 1996? Sabia que além das atividades consideradas especiais até 28/04/1995, algumas profissões continuaram a ser classificadas como especiais até 13/10/1996?

nova reforma da previdência

Nova reforma da previdência

Você sabia que pode estar para sair um novo tipo de “Reforma da Previdência” que vai reduzir a idade mínima para a aposentadoria especial? Não?

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *