Salário-Maternidade Urbano para avó

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região definiu que o salário-maternidade, urbano, é devido para avó que tem guarda judicial da criança.

Um pedido de concessão judicial de salário-maternidade urbano foi realizado no Tribunal, por uma segurada do INSS, que está com a guarda judicial da neta. A ação começou no ano de 2019 e, atualmente, a criança tem 4 anos de idade.

Segundo a avó, a mãe da criança é dependente química e, por esse motivo, não tem condições físicas e psicológicas para cuidar da filha. Inicialmente, o pedido do salário-maternidade urbano foi negado pelo INSS. A autarquia alegou que a avó não comprovou, devidamente, o afastamento do trabalho.

Entretanto, o INSS recorreu da decisão através do TJPR, alegando que a guarda judicial da neta não pode ser caracterizada como adoção. A Turma Recursal acabou concordando com a justificativa do INSS e, por fim, negou o benefício. Após a negativa, a avó da criança fez um pedido regional de jurisprudência e o processo foi para a Turma Regional de Uniformização (TRU).

Caso de Salário-Maternidade Urbano foi parar na TRU

Após examinar o caso, a Turma Regional reconheceu o pedido de uniformização, favoravelmente, e compreendeu que o “impedimento legal à adoção de menores pelos ascendentes do adotando, prevista no art. 42, §1º, da Lei n. 8.069/90, não deve obstar a concessão do benefício de salário-maternidade à avó segurada do RGPS que obtém guarda judicial.”

Para a TRU, o caso da avó é similar ao de quem adota uma criança, pois, a partir do momento que a avó recebeu a guarda, precisou se afastar do trabalho. Desse modo, o entendimento da TRU sobre a questão discutida foi:

“Salário-maternidade deve ser estendido à avó segurada do INSS que obtém a guarda judicial, pois, apesar do impedimento à adoção, a situação de fato não difere daquela vivenciada nos casos de guarda judicial para fins de adoção, exigindo, da mesma forma, o afastamento da segurada do trabalho.”

Nesta ocasião, o processo voltará para julgamento, segundo a tese fixada pela TRU.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

regras do INSS

Quais são as Regras do INSS?

Nesse texto vamos tratar das principais regras do INSS que estão valendo no ano de 2024. Falando nisso caso você queira saber como está a

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *