Sumiço de 223 mil requerimentos do INSS

Folha de São Paulo descobre que houve o sumiço de 223 mil requerimentos na base de dados do INSS

Um boletim produzido há 27 anos pelo governo revela que há uma fila de um milhão e 420 mil brasileiros aguardando a resposta do INSS. Ocorre que as informações que a Folha de São Paulo recebeu por meio da lei de acesso à informação e que estão no “Portal da Transparência Previdenciária”, apresenta número muito diferente, qual seja um milhão e duzentos mil brasileiros aguardando.

Em resumo, a diferença entre essas duas informações é de aproximadamente 223 mil pessoas e, por isso, algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Quem são essas pessoas?
  • O que aconteceu com os requerimentos dessas pessoas?
  • Ou será que o erro está para maior e não existem esses 223 mil requerimentos?

Para tentar responder a essas perguntas o Governo Federal criou um grupo de trabalho, ligado ao Ministério da Previdência Social. Assim, este grupo deve se dedicar a fazer um pente fino nos requerimentos pendentes, para encontrar erros e inconsistências. Estamos de olho e traremos para vocês o resultado dessa investigação.

Bom, gente, vou ficando por aqui, mas deixo meus convites – se você gosta de receber atualizações sobre assuntos previdenciários, sobre aposentadoria e pensões, clique no botão abaixo e passe a receber nossas notificações sempre que sair conteúdo novo. Além disso, caso queira conhecer nosso escritório, é só clicar aqui. Obrigado

Marcelo Martins: Advogado, inscrito na OAB/PR 35.732 pós-graduado em Direito do Estado, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL