Orçamento Secreto Pode Gerar o Calote do INSS

O Superior Tribunal Federal (STF) julgará as ações que questionam constitucionalidade do Orçamento Secreto, uma prática de distribuição de verbas públicas com pouca transparência, que põe o pagamento dos aposentados em risco.

Esse final de governo do presidente Jair Bolsonaro além de fortes emoções, traz um ingrediente do qual ninguém está falando – um risco de atraso no pagamento das aposentadorias do INSS.

O ministério da economia tentou evitar esse desfecho dramático, realizando vários bloqueios nos gastos não obrigatórios, o que afetou demais os ministérios da saúde e da educação. Ocorre que a conta ainda não está fechando.

Por isso, Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro pediu autorização para estourar o teto em R$ 22,3 bilhões. Isso mesmo, o governo quer a autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para mais esse estouro de gastos.

Além disso, o que é mais importante, conforme informações do site Metrópoles, desse total, 70% seriam para o INSS pagar aposentadorias. Em outras palavras, os aposentados e pensionistas estão em risco.

O que chama muita atenção é que, no ano de 2022 o Governo reservou para o orçamento secreto aproximadamente R$19 bilhões. Veja que isso é quase o mesmo que faltou para fechar o ano. Por isso, podemos concluir que, junto com os gastos descontrolados do governo para tentar reeleger o presidente Jair Bolsonaro, o orçamento secreto foi o responsável por colocar em risco o pagamento de aposentadorias do INSS.

Por contra disso, é tão importante que o Supremo Tribunal Federal declare inconstitucional o orçamento secreto, na sessão de julgamento do dia 14/12/2022. Isso posto, faço a você um convite, acompanhe com a gente o julgamento do orçamento secreto. Vamos transmitir tudo pelo nosso canal do youtube.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

atividade especial até 1996

Você exerceu atividade especial até 1996?

Você exerceu atividade especial até 1996? Sabia que além das atividades consideradas especiais até 28/04/1995, algumas profissões continuaram a ser classificadas como especiais até 13/10/1996?

nova reforma da previdência

Nova reforma da previdência

Você sabia que pode estar para sair um novo tipo de “Reforma da Previdência” que vai reduzir a idade mínima para a aposentadoria especial? Não?

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *