Novo Imposto sindical – o que isso impacta na sua aposentadoria

A contribuição obrigatória para sindicatos foi extinta no Governo Temer, mas agora está sendo discutida novamente. E sua aposentadoria, como fica?

A CNN divulgou um furo jornalístico sobre uma minuta de alteração da lei trabalhista. Apesar de ser apenas um esboço, algo provisório, já aponta para a tendência do Governo Federal de lutar por uma alteração na legislação trabalhista.

A CNN informou que se prevê o desconto de 1% do rendimento anual de cada trabalhador, e a divisão dos valores arrecadados pelo novo imposto sindical seria da seguinte forma:

  • 70%, a maior parte, iria para o Sindicato da categoria;
  • 12% seria destinado à Federação correspondente;
  • 8% para a Confederação;
  • 7% para a Central Sindical.

Mas o que isso impacta na sua aposentadoria? Na verdade, nada! Apesar da confusão que a maior parte das pessoas fazem entre as contribuições para o sindicato e as contribuições para o INSS, uma não interfere em nada na outra.

Por um lado, os Sindicatos cuidam dos direitos do trabalhador, lutando por melhorias na relação entre trabalhador e empregador. Assim, as contribuições sindicais servem para financiar essa atividade.

Por outro lado, o INSS é uma instituição que cuida do Regime Geral de Previdência Social, de modo que as contribuições para o INSS serve para financiar o pagamento de benefícios previdenciários – aposentadorias, pensões, auxílios, etc.

Assim, ainda que passe a reforma trabalhista, criando esse novo imposto sindical para o trabalhador, isso não interfere em nada com a sua aposentadoria.

Chamada de Ação para contato com o Grupo Martins via WhatsApp

Bom, gente, vou ficando por aqui, mas deixo meus convites – caso queria conhecer nosso escritório, é só clicar no botão acima. Além disso, se você gosta de receber atualizações sobre assuntos previdenciários, sobre aposentadoria e pensões, clique no botão abaixo e passe a receber nossas notificações sempre que sair conteúdo novo.

Obrigado!

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

Saiba mais sobre a importância de um CNIS

Saiba mais sobre a importância de um CNIS. Otimizar seu benefício previdenciário para revisão da sua aposentadoria e para conseguir sua aposentadoria é muito importante

Julgamento do Tema 1209

O Tema 1.209 do STF Foi Indeferido?

Você ouviu que o Tema 1.209 do Supremo Tribunal Federal (STF) foi indeferido? Sendo assim vamos esclarecer essa questão. Preciso te dizer que essa informação

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *