Acordo de cooperação do INSS e Funai

Entenda detalhes do acordo de cooperação do INSS e Funai. Em 25 de abril de 2023, foi firmado um importante acordo de cooperação entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Este acordo visa ampliar o acesso aos serviços previdenciários, sendo assim proporcionando maior eficiência e atenção aos povos indígenas, reconhecendo-os como cidadãos brasileiros.

Detalhes do Acordo de Cooperação do INSS e Funai

O acordo permite que a Funai e suas unidades descentralizadas realizem serviços previdenciários em favor dos povos indígenas. Além disso, garante acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), essencial para a emissão de certidões que comprovem a condição de segurado especial dos povos indígenas, consulta aos dados cadastrais, vínculos empregatícios e histórico de benefícios concedidos.

Portanto através da assinatura do Termo de Representação e Autorização de Acesso a Informações Previdenciárias, o indígena se torna representado pela Funai. Sendo assim considerados segurados especiais para receber diversos benefícios previdenciários.

Para conseguir fazer esse cadastro você precisa acessar o site do MEU INSS

Benefícios Garantidos aos Povos Indígenas

Os principais benefícios garantidos pelo acordo entre INSS e Funai incluem:

  • Aposentadoria: Acesso facilitado à aposentadoria para os indígenas.
  • Salário-maternidade: Benefício concedido às mulheres indígenas em caso de maternidade.
  • Pensão por morte: Garantia de pensão aos dependentes em caso de falecimento.
  • Benefício por incapacidade: Benefícios para casos de incapacidade para o trabalho.
  • Auxílio-reclusão: Benefício destinado aos dependentes de segurados que estão reclusos.
  • Seguro-defeso de pescador artesanal: Proteção aos pescadores indígenas durante o período de defeso.

Portanto este acordo é um passo significativo para assegurar os direitos previdenciários dos povos indígenas, promovendo inclusão e justiça social. Por fim, se você tem alguma dúvida sobre os benefícios e quer uma análise honesta e sincera sobre seu caso, estamos à disposição.

Marcelo Martins: Formado pela Universidade Estadual de Londrina no Paraná e pós-graduado em Direito do Estado pela mesma instituição. O mais importante, um advogado que se dedica à advocacia previdenciária há mais de 20 anos. Ao longo dessas duas décadas estendeu seu escritório por várias cidades do estado do Paraná e São Paulo, onde já patrocinou o direito de mais de 1000 aposentados e pensionistas, contra o INSS.