Se acalme, seu benefício não será cortado! Você poderá fazer a solicitação da reativação do benefício, e dos valores não recebidos. Tudo pelo sistema do Meu INSS.
Isso mesmo! Quando a validade do pagamento já se encerrou, o benefício não está ativo ou foi suspenso, você pode requerer o pagamento e a reativação do benefício.
O procedimento é bem simples, basta acessar o site do INSS - ir no navegador de sua preferência, acessar o Google e escrever “Meu INSS” na barra de pesquisa. Após, clique na primeira opção e faça o login utilizando a senha do gov.br.
Adentrando à tela principal do site do Meu INSS, você vai se deparar com a opção “Novo Pedido”. Ao acessá-lo, pode-se notar que há diversas opções de serviços disponíveis, você irá na opção “Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços” e acessar “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
Após o preenchimento dos dados pessoais, será necessário inserir o número do benefício que deseja reativar e/ou receber os valores, além de selecionar uma das várias opções que explicam por que você não recebeu o benefício.
Após, basta anexar seus documentos pessoais e finalizar o requerimento. Assim, o INSS irá analisar o seu pedido e alguns dias.
Talvez você olhe o valor de seu benefício, e ache que o valor está muito abaixo. Tenho uma coisa para te contar: você pode ter direito de revisar o seu benefício e aumentar o valor do salário recebido.
Destaca-se que a contratação de um profissional na área previdenciária é de suma importância, uma vez que este decidirá qual a documentação a ser utilizada, bem como redigir uma petição, a qual irá instruir o seu pedido de revisão.
Se você quer entender tudo sobre esse assunto, confira nosso artigo completo no link: