Como solicitar o acerto de CNIS?

O seu extrato de contribuições pode conter informações divergentes, os quais poderão prejudicar o seu direito de receber o benefício adequado, ou até mesmo de ter o benefício negado.

Os erros que podem ocorrer no CNIS são muitos, dentre eles: Erro na transmissão dos dados pelo empregador ou pelo órgão pagador ao INSS, Valores errados de contribuição, Ausência de informações pelo empregador sobre vínculos e contribuições do segurado, etc.

Além desses erros de fato, há situação que o próprio INSS erra, tais como: Deixa de considerar um período de trabalho que consta na carteira de trabalho do segurado, deixa de reconhecer período especial efetivamente trabalhado.

Verificada a existência de algum desses erros, você poderá/deverá fazer a solicitação para a correção do CNIS, por meio de um requerimento administrativo junto ao INSS.

Ocorre que esse serviço somente está disponível através de ligação para o 135 ou comparecimento presencial em uma Agência da Previdência Social (APS). 

Após o atendimento telefônico ou comparecimento na Agência da Previdência Social (APS), será aberta uma tarefa no Meu INSS para que o segurado envie os documentos digitalizados pelo site ou pelo aplicativo.

Nesse momento, você deverá anexar toda a documentação que comprova o erro no CNIS. Após isso, seu pedido será analisado em alguns dias.

Acontece que talvez você tenha descoberto esse erro após a concessão do seu benefício. No entanto, não se preocupe; você poderá solicitar a revisão para corrigi-lo e, consequentemente, melhorar o cálculo do valor do seu benefício.

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