Vamos te contar sobre como calcular o valor da aposentadoria por tempo de contribuição e como fazer a simulação ou contagem do tempo de contribuição.
Primeiramente, saiba que o valor da aposentadoria por tempo de contribuição vai depender de qual tipo de aposentadoria você vai pedir. Isso porque, há a regra do direito adquirido e mais 4 regras de transição, criadas pela Reforma da Previdência.
Em segundo lugar, de forma geral, o valor da aposentadoria por tempo de contribuição será maior quanto mais tempo de contribuição você tiver.
Em terceiro lugar, você precisa saber que a idade também influencia no valor da sua aposentadoria por tempo de contribuição.
Com isso em mente, é possível usar o Simulador do INSS, que é um sistema gratuito e fácil de usar. Caso precise de ajuda, veja nosso tutorial, clicando no link abaixo
Assim, se você decidiu usar o simulador do INSS, é preciso tomar especial cuidado com os seguintes pontos: 1- Todos os períodos, realmente foram considerados? 2- Os períodos especiais foram marcados assim no simulador do INSS? 3- O simulador do INSS considerou seu direito adquirido à melhor regra?
Seguindo esses cuidados, você deve conseguir uma boa simulação, mas, antes de dar entrada na sua aposentadoria você precisará realizar o cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição de forma profissional, já que é muito arriscado aceitar o resultado do simulador do INSS quanto ao valor.
A diferença é que um advogado especialista utiliza de calculadora de aposentadoria profissional, além de ter um olho clínico para enxergar erros no sistema, o que garante que a simulação realmente tenha seguido as melhores regras que estão na lei.
Por isso, eu queria me comprometer com você a analisar seu caso, realizar sua simulação, a fim de que você possa ter certeza sobre o valor da aposentadoria por tempo de contribuição e não ficar nas mãos do INSS.