Para fazer a simulação ou contagem do tempo de contribuição, siga esse passo a passo do cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição.
Tópicos
- Introdução: o essencial sobre cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição
- Valor da aposentadoria por tempo de contribuição
- Como calcular aposentadoria por tempo de contribuição
- Simulação da contagem do tempo de contribuição
- Aposentadoria por tempo de contribuição – cálculo do valor
- Perguntas e Respostas
Introdução: o essencial sobre cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição
Antes de falarmos sobre a simulação ou contagem do tempo de contribuição, precisamos falar um pouco sobre a própria aposentadoria por tempo de contribuição e seu cálculo.
Primeiramente, por “cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição”, as pessoas se referem a duas coisas diferentes. De um lado, querem falar sobre o valor da aposentadoria por tempo de contribuição e, de outro, sobre a simulação ou contagem do tempo de contribuição.
Diante disso, como são coisas diferentes, trataremos em tópicos diferentes e recomendo que você vá para o tópico que mais lhe interessa.
Além disso, desde já, queria me colocar à sua disposição, para fazer a simulação da aposentadoria por tempo de contribuição, tanto da contagem, quanto do valor. Para isso, basta clicar no botão do whatsapp abaixo.
Valor da aposentadoria por tempo de contribuição
Você já se perguntou sobre qual o valor da aposentadoria por tempo de contribuição? Pois vamos tentar deixar isso claro para você.
Porém, para falarmos de aposentadoria por tempo de contribuição, ou, mais especificamente, do cálculo do seu valor, preciso te explicar algumas coisas básicas.
Em primeiro lugar, o valor da aposentadoria por tempo de contribuição vai depender de qual tipo de aposentadoria você vai pedir. Isso porque há a regra do direito adquirido e mais 4 regras de transição, criadas pela Reforma da Previdência.
- Se quiser saber mais sobre esse assunto, recomendo que veja: Direito Adquirido e Regras de transição.
Em segundo lugar, de forma geral, o valor da aposentadoria por tempo de contribuição será maior quanto mais tempo de contribuição você tiver.
Em terceiro lugar, você precisa saber que a idade também influencia no valor da sua aposentadoria por tempo de contribuição.
Isso posto, agora as bases estão lançadas para que você entenda que nossa missão será, de um lado, assegurar que o INSS reconheça o maior tempo de contribuição possível e, de outro, realizar a simulação da aposentadoria por tempo de contribuição em todas as regras possíveis.
Como calcular aposentadoria por tempo de contribuição
Para você entender como funciona a simulação/contagem de tempo de contribuição, precisa saber quais são os tempos de contribuição aceitos pelo INSS e pela Justiça. Então vamos lá.
Comece por separar todos os períodos em que trabalhou como empregado e os períodos em que recolheu contribuições na alíquota de 20%.
- Obs.: há pessoas que recolhem para o INSS em percentual menor. Caso você se interesse por isso, leia: Como o autônomo deve pagar o INSS.
Além desses períodos de contribuição, para simulação da contagem tempo de contribuição, você poderá considerar outros 3 períodos importantes:
- Trabalho rural: períodos trabalhados na lavoura até 31/10/1991, mesmo que sem contribuição;
- Trabalho especial: cada período trabalhado com insalubridade ou periculosidade deve ser computado com acréscimo de 40% para homens e de 20% para mulheres;
- Trabalho como empregado, sem registro em Carteira: o empregado não é o responsável pelo seu próprio recolhimento para o INSS. Assim, se a empresa não recolheu, é responsabilidade dela e, por isso, o período trabalhado como empregado, mesmo que sem contribuição pode ser contado.
Por fim, ainda podemos considerar como tempo de contribuição, períodos trabalhados como guarda-mirim, desde que recebesse remuneração e períodos de estudo, como aluno-aprendiz, desde que houvesse alguma contraprestação, ainda que só uniformes e comida.
Ainda, para não deixar sem mencionar, é possível computar, no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição, períodos trabalhados em outros países, ou períodos trabalhados para o Regime Público (contagem recíproca).
Simulação da contagem do tempo de contribuição
Agora que você já sabe quais são os tempos de contribuição que podem ser considerados para fim de aposentadoria por tempo de contribuição, pode utilizar o simulador do INSS.
Na verdade, a simulação do tempo de contribuição no site do INSS é gratuita, mas dá erros, que confundem a cabeça das pessoas.
Ocorre que, os erros ocorrem porque as pessoas não sabem quais são os períodos que podem ser considerados. Isso resolvido, recomendamos que você use o simulador do INSS.
Agora que você tem em mãos o seu tempo de contribuição, conseguiremos falar um pouco mais sobre o valor da aposentadoria por tempo de contribuição.
Aposentadoria por tempo de contribuição – cálculo do valor
Para realizar o cálculo do valor da aposentadoria por tempo de contribuição, você precisará de ajuda profissional, já que é muito arriscado aceitar o resultado do simulador do INSS quanto ao valor.
Isso porque, um profissional utiliza de calculadora de aposentadoria profissional, a fim de simular a aposentadoria conforme as regras que estão na lei.
Por isso, eu queria me comprometer com você a analisar seu caso, realizar sua simulação, a fim de que você possa ter certeza sobre o valor da aposentadoria por tempo de contribuição e não ficar nas mãos do INSS.
Para isso, me chame no botão do whatsapp abaixo e vamos conversar.
Porém, caso você queira realizar a simulação da aposentadoria por tempo de contribuição por si mesmo, quero registrar aqui alguns pontos de atenção:
- Verifique se todos os períodos de contribuição que você indicou, realmente foram considerados pelo simulador do INSS;
- Verifique se os períodos especiais (insalubres ou perigosos) foram marcados assim no simulador do INSS;
- Verifique se o simulador do INSS te indicou qual seria o valor do benefício em todas as regras;
- Por fim, tenha certeza de que o simulador do INSS considerou seu direito adquirido à melhor regra.
Caso tenha ficado com qualquer dúvida, me chame whatsapp e veremos seu caso.
- Além disso, se quiser entender Tudo sobre como o INSS calcula o valor dos Benefício, clique aqui!
Perguntas e Respostas
O que é contagem recíproca de tempo de contribuição?
As pessoas que trabalharam em algum Regime Próprio de Previdência, ou seja, que trabalharam como funcionárias públicas, podem contar esse tempo de contribuição para fim de aposentadoria no regime do INSS. Essa contagem nos dois sistemas se chama contagem recíproca.
Dá pra confiar no Simulador do INSS?
Melhor confiar desconfiando. Isso porque, apesar de ser uma ferramenta gratuita e, por isso, você deve mesmo usar, às vezes apresenta erros e causa orientações erradas.
Como fazer a simulação da contagem tempo de contribuição?
Considere todos os períodos de contribuição, mais períodos rurais até 1991 e períodos insalubres e utilize o Simulador do INSS, já que é um sistema gratuito e fácil de operar, mas, lembre, antes de dar entrada, é bom realizar o cálculo com um especialista, para garantir que você tenha o melhor valor de aposentadoria possível.
Qual o valor da aposentadoria por tempo de contribuição?
O valor da aposentadoria por tempo de contribuição depende da regra de aposentadoria que vai se adequar ao seu caso, mas, de maneira geral, depende da média dos valores que você recolheu; da sua idade e do seu tempo de contribuição.
Conclusão
Esse texto tinha a missão de te explicar melhor sobre a aposentadoria por tempo de contribuição, em especial, seu cálculo e a simulação/contagem do tempo de contribuição. Espero que tenha te ajudado, ao menos um pouco.
Por outro lado, caso você queira que eu analise o seu caso, é só me chamar no botão de whatsapp. E, por fim, se quiser conhecer melhor o nosso escritório, como trabalhos e como podemos te ajudar, é só clicar aqui! Você será encaminhado para uma página que nos apresenta um pouco melhor.
Obrigado.