Os acordos podem ser divididos em dois tipos principais: • Bilaterais: geralmente são celebrados entre países com um histórico de migração significativa entre si; • Multilaterais: Podem ser úteis para facilitar a mobilidade laboral entre países de uma mesma região ou bloco econômico.
Os acordos internacionais previdenciários são acordos entre dois ou mais países para facilitar a concessão de benefícios previdenciários aos trabalhadores que migraram entre esses países.
O Brasil possui, ao todo, acordos previdenciários com 27 países: 11 países da América Latina e da Península Ibérica; 4 países do bloco econômico regional do Mercado Comum do Sul; e 18 países bilateralmente. Confira todos os países.
Os principais acordos internacionais previdenciários do Brasil são: Acordo Iberoamericano de Seguridade Social, Acordo de Previdência Social do Mercosul e Acordo Previdenciário Brasil-Estados Unidos.
Tratados são acordos internacionais de caráter solene e que tratam de assuntos com maior relevância política. Já os Acordos internacionais são de menor relevância política. Isso porque eles podem tratar de uma ampla gama de assuntos, como previdência, comércio, cooperação econômica, transporte, meio ambiente, etc.