Telefone INSS: Sua Central de Atendimento para a Previdência Social

E se você precisar de ajuda com o INSS? O telefone INSS é 135 é a maneira mais rápida e fácil de falar com a Previdência Social. A ligação é gratuita e o atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Tópicos

Outras formas de contato além do telefone INSS

  1. O INSS tem 0800? O número 0800 728 0191 foi desativado.
  2. O INSS tem telefone WhatsApp? Não. Sendo assim o INSS não usa WhatsApp e avisa sobre golpes com perfis falsos. Mas no futuro, pode ser que use.
  3. SMS do INSS: O INSS usa o número 280-41 para enviar mensagens sobre processos e benefícios. Porém, ele nunca envia links por SMS.

Plataforma online “Meu INSS”

No site ou aplicativo “Meu INSS”, você pode consultar extratos, agendar perícias, solicitar benefícios e mais. É preciso criar uma conta e senha.

Agências físicas

Você pode agendar atendimento presencial nas agências do INSS, mas não há telefones para contato direto. Os servidores não podem fornecer informações sobre processos por telefone.

Endereços do INSS perto de você

Para encontrar a agência mais perto de você, use o localizador de agências: Localizador de Agências

Parceiros do INSS ACT

Sindicatos e Associações podem ajudar a protocolar requerimentos de benefício e juntar documentos. Sendo assim veja se há um ACT perto de você: Acordos de Cooperação Técnica.

O que você pode fazer pelo telefone INSS

  • Agendar perícia médica: Para quem precisa de auxílio-doença ou outros benefícios.
  • Solicitar benefícios: Como aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros.
  • Prorrogar ou reconsiderar benefícios: Para estender o prazo de um benefício ou contestar uma decisão do INSS.
  • Informações sobre benefícios: Tire suas dúvidas sobre requisitos, prazos e procedimentos.
  • Emitir documentos: Como a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
  • Atualizar dados cadastrais: Mantenha seus dados atualizados no INSS.

Dicas para usar o telefone INSS

  • Tenha seus documentos pessoais em mãos: CPF, RG, número do benefício (se tiver) e carteira de trabalho.
  • Anote o número de protocolo ao final do atendimento.
  • Cuidado com golpes! O INSS não pede dados pessoais ou senhas por telefone, WhatsApp ou SMS.

Ouvidoria para reclamações

A Ouvidoria do INSS atende pelo telefone INSS 135, depois que ligar clicar na opção 4 após digitar o CPF. Também é possível registrar elogios, reclamações, sugestões ou denúncias pelo site do GOV.BR.

Conclusão

Concluo nossa conversa fazendo uma ressalva – o INSS facilitou o acesso dos segurados pelo telefone 135 e pelo Meu INSS, mas o atendimento não é confiável. Ocorre que a central 135 é formada por funcionários terceirizados, mal remunerados e que, por isso, não orientam bem as pessoas.

Além disso, o entendimento do INSS sobre quem tem ou não direito é muito pior do que o da Justiça, o que causa uma enxurrada de processos contra o INSS.

Por isso, caso você tenha sido orientado pelo INSS e tenha ouvido que não tem direito, não desanime – procure um advogado especialista em previdência, porque o INSS muitas vezes está errado.


Marcelo Martins: Advogado, inscrito na OAB/PR 35.732 pós-graduado em Direito do Estado, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL