Tribunal Reverte Decisão sobre ruído

Tribunal Reverte Decisão sobre ruído e garante aposentadoria com Ruído, após segurado comprovar que PPP fornecido pela empresa era falso.

Luiz Gustavo Jesus Maciel, após ter seu pedido de aposentadoria especial negado pelo INSS, recorreu à Justiça e finalmente obteve o benefício. Luiz alegou que trabalhou exposto a níveis elevados de ruído, mas o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) fornecido pela empresa indicava níveis inferiores aos reais. Caso queira entender como o PPP deve estar preenchido sugiro a leitura desse artigo: Como Preencher e Como Analisar o PPP, com Foco nos EPI e EPC.

Tribunal Reverte Decisão sobre ruído

Inicialmente, a Justiça Federal deu ganho de causa ao INSS, mas Luiz não desistiu. Sendo assim, ele entrou com uma ação trabalhista contra a empresa para provar a falsidade das informações no PPP. Portanto no final do processo, conseguiu comprovar que estava exposto a mais de 90 decibéis de ruído, contrariando o que constava no documento. Para saber sobre a tolerância sugiro esse artigo: NR15 Tolerância para ruído.

Assim sendo com essa prova, Luiz ingressou com uma ação rescisória e venceu. Por isso o tribunal reverte decisão sobre ruído e reconheceu a especialidade do trabalho de Luiz no período de 1997 a 2003, garantindo sua aposentadoria especial desde a data do primeiro pedido ao INSS.

Consultamos o Dr. Marcelo Martins, especialista em aposentadoria especial, que comentou:

“É comum que pessoas percam ações de aposentadoria especial devido a informações falsas no PPP. Embora seja possível impugnar o PPP no processo de aposentadoria, quem não o fez pode entrar com ação trabalhista para produzir uma perícia e demonstrar a falsidade das informações. Isso pode demorar, mas é eficaz. A Justiça tem reconhecido esses casos.”

Este caso mostra a importância de persistir na busca por direitos. Vimos nessa notícia que o tribunal reverte decisão sobre ruído, com isso Luiz conseguiu receber tudo a que tinha direito desde o início, provando que não se deve desistir facilmente.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

regras do INSS

Quais são as Regras do INSS?

Nesse texto vamos tratar das principais regras do INSS que estão valendo no ano de 2024. Falando nisso caso você queira saber como está a

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *