Gari recebe insalubridade máxima

No período de serviços, o trabalhador recebeu somente o adicional de insalubridade médio (20%). O caso foi aprovado, em unanimidade.

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a empresa “SS Empreendimentos e Serviços”, de Natal no Rio Grande do Norte, a pagar o adicional de insalubridade em grau máximo para um gari. O TST compreende que o serviço de varrição e coleta de lixo, em vias públicas, é uma atividade insalubre em grau máximo.

Profissão especial

O trabalhador relatou que foi admitido pela empresa no ano de 2016 e foi demitido em junho de 2017. Durante o trabalho, ele recebeu o adicional de insalubridade, em grau médio (20%). Apesar disso, o trabalhador realizava atividades de limpeza e coleta de lixo em cemitérios, terrenos abandonados, tinha contato com fezes de animais, restos de alimentos e animais mortos e, por esses motivos, solicitou o grau máximo (40%) de insalubridade, nos termos do Anexo 14 da Norma Regulamentadora (NR) 15.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, de Rio Grande do Norte, reformulou a decisão do juiz da 12ª Vara do Trabalho para que a empresa não precisasse pagar os adicionais de insalubridade.
Segundo a perspectiva do TRT, os laudos que determinaram que o gari não teria direito ao grau máximo de insalubridade, não correspondem com a realidade.

Decisão unânime

A ministra relatora do recurso, Kátia Arruda, destacou sobre o motivo da decisão do Tribunal, que levou em consideração o fato da varrição e recolhimento de lixo, em locais públicos, caracterizar atividade insalubre em grau máximo, com amparo no Anexo 14 da NR-15. Por fim, a ministra ainda ressaltou que – “Não cabe distinção entre o lixo urbano recolhido pelos garis na atividade de varredor de ruas e o coletado pelos empregados que trabalham no caminhão de lixo”.

Além do trabalho dos garis, há várias outras profissões especiais que têm direito aos adicionais de insalubridade e aposentadoria especial, confira a lista de Profissões com Aposentadoria Especial.

COMPARTILHAR:

POSTS RELACIONADOS

regras do INSS

Quais são as Regras do INSS?

Nesse texto vamos tratar das principais regras do INSS que estão valendo no ano de 2024. Falando nisso caso você queira saber como está a

Comente

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *